Vantagens de utilizar a metodologia ágil para criação de produtos digitais

2 de abril de 2020Agile , Development , Technology , Web

A metodologia ágil é realidade nas áreas de desenvolvimento de sistemas há mais de uma década. Os princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil foram publicados no Manifesto Ágil em 2001. De lá para cá, as empresas ajustaram os processos, as rotinas, práticas e ritos para entregar valor para os seus clientes internos e externos.

Quando se falar em ágil, existem algumas perspectivas que podemos avaliar.

Visão dos gestores

Para a maioria dos gestores que falam sobre a necessidade de se tornar mais ágil, a demanda principal é por velocidade, melhoria da eficiência e flexibilidade. Isso porque o trabalho ágil permite uma criação mais rápida, aprendizado acelerado e melhorias inteligentes, ou seja, mais resultados.

Visão da equipe

Para quem está ligado diretamente à tecnologia e capacitado para impulsionar a transformação digital em um ambiente centrado no cliente e altamente competitivo, o conceito ágil está ligado a uma mentalidade e metodologia de trabalho.

Visão da empresa

Em uma organização que deseja criar um ambiente digital que proporcione liberdade para as áreas, o conceito ágil está ligado à adoção de tecnologias e cultura de aprendizado que facilite a adaptação às mudanças do mercado.

Uma abordagem ágil permite uma reação rápida às mudanças não previstas do mercado e da concorrência, melhorando o tempo de reação da empresa e minimizando impactos negativos que poderiam prejudicar os resultados. 

Os principais benefícios na adoção da Metodologia Ágil

Flexibilidade

Uma das principais vantagens do uso de metodologias ágeis é a facilidade de resposta às alterações. Na abordagem ágil são aceitas mudanças de escopo durante o desenvolvimento e até mesmo se espera que elas aconteçam, permitindo maior flexibilidade na busca pelo resultado final.

Valor

As metodologias ágeis reconhecem que a tecnologia, por si só, não é uma solução, e quando falamos em entregar valor para o cliente, é preciso definir objetivos e resultados chave (OKR) que devem ser alcançados pelo produto digital. A tecnologia deve estar alinhada com os objetivo do negócio.

Melhoria contínua

Equipes focadas em desenvolvimento ágil estão sempre aprendendo, ajustando e colaborando em interações regulares, avaliando o que funciona bem e o que pode ser ajustado para trazer melhores resultados. A melhoria contínua está ligada com a tecnologia, processo, e pessoas. Pode ser na adoção de uma nova ferramenta, ajuste de comportamento de membros da equipe, ou correção do processo atual.

Entregas frequentes

As entregas de valor do projeto em um desenvolvimento ágil acontecem em espaços curtos de tempo (timeboxes) através da conclusão de cada etapa do projeto (Sprint). Dessa forma, o cliente consegue visualizar a entrega parcial e incremental, e realizar ajustes necessários para que o produto digital que está sendo construído, atinja os resultados esperados.

Redução de riscos

A abordagem ágil elimina as chances de falha. Isso porque existem atualizações diárias, comunicação constante, feedback colaborativo e testes regulares que impedem que os erros aconteçam ao longo do projeto, garantindo o resultado de sucesso. 

Qualidade

Os princípios da metodologia ágil consideram a participação e presença constante do cliente nos ritos do projeto, garantindo que o produto atenda às suas expectativas. Dessa forma, o cliente prioriza o que deve ser entregue primeiro, valida a qualidade das entregas parciais e incrementais, e se mantém disponível para esclarecer eventuais dúvidas da equipe.

Transparência

É preciso que todos os membros da equipe estejam cientes sobre o que está acontecendo durante a execução do projeto. A abordagem ágil garante que todos os principais interessados tenham a oportunidade de visualizar as atividades e progressos do projeto por meio de atualizações diárias.


Related post