O que é API e como ela aumenta a produtividade nas empresas

3 de abril de 2020Agile , Development , Technology

Integração é a palavra-chave do mundo corporativo atual. Agregar pessoas, processos e informações é o caminho para aumentar a produtividade das equipes, e as APIs podem ajudar muito nessa tarefa. 

As APIs economizam tempo e dinheiro em diversas atividades e processos dentro de uma empresa. Elas auxiliam na comunicação, na documentação e na automação. 

O que é API de integração

API é uma abreviação para Application Programming Interface (em português, Interface de Programação de Aplicação). Na prática, elas permitem que duas aplicações, sejam elas sites, softwares, aplicativos ou qualquer outro tipo de programa, conversem uma com a outra.

Dessa forma, diversas aplicações podem interagir entre si, integrando sistemas de diferentes plataformas.

Como funciona a API

Graças às APIs, é possível, por exemplo, utilizar o Google Maps dentro de um outro site, conectar um sistema de pagamento do e-commerce a um serviço de envio de e-mails, permitir que uma pessoa faça login usando a conta do facebook ou integrar planilhas do Excel a outros sistemas.

Porque APIs são importantes para a minha empresa

As APIs são a única maneira de fazer com que um sistema não fique isolado do conteúdo já disponível em outros sistemas, tanto internamente em uma empresa quanto na internet.

Dessa forma, é possível integrar sistemas sem a necessidade de duplicar dados e informações, mantendo a sua empresa integrada e reduzindo custos e erros nos processos de negócio.

Exemplos de uso de APIs para a sua empresa

  • Automação do envio de e-mails para clientes: em vez de ter um funcionário para essa função, você pode utilizar uma API para enviar e-mails ou mensagens instantâneas
  • Otimização da gestão: geração de documentos e planilhas de forma automatizada. Assim, toda vez que um funcionário fizer uma venda, receber um pagamento ou der baixa em um item do estoque, a documentação será feita de forma automática usando uma API
  • Geração de relatórios e dashboards: todas as atualizações que são feitas diariamente nos sistemas de backoffice, como por exemplo um ERP, podem ser integrados através de API em uma plataforma de Business Intelligence, fornecendo dados em tempo real para os gestores da sua empresa
  • Distribuição de tarefas e responsabilidades: um gestor pode utilizar APIs para facilitar a delegação de funções. Em vez de digitar e-mails individuais para cada serviço, basta inserir as informações e escolher uma pessoa para executá-la — o programa cuidará do resto
  • Melhoria na comunicação: o diálogo e a integração entre as áreas ficam mais efetivos com o uso de APIs. Assim, vários softwares e plataformas de diferentes campos se comunicam, e a informação é transmitida de um setor para o outro com rapidez e precisão
  • Serviços web e mobile: quando a sua empresa precisa criar algum sistema web, usando APIs é a forma mais rápida e de menor custo para levar as mesmas informações para um aplicativo mobile. Dessa forma, a sua empresa entrega informações seguras e consistentes para os seus colaboradores e clientes, utilizando uma única fonte de dados.